Por LUSA
A Eletricidade de Moçambique (EDM) detetou desde o início do ano, só na cidade da Beira, quase uma centena de instalações com fornecimento de energia irregular em cerca de 500 inspeções, alertando para os prejuízos económicos.
“Das 534 instalações inspecionadas, 91 foram detetadas em situação irregular, causando um prejuízo de seis milhões de meticais (86.500 euros) à EDM”, disse hoje o diretor da área de serviço ao cliente da estatal moçambicana, Aníbal Barca, sublinhando desta forma o impacto das “fraudes” detetadas.
O responsável adiantou, em declarações aos jornalistas no decurso de uma campanha de inspeção regional realizada pela EDM, que, além das fraudes detetadas, foram também detidos dois indivíduos que supostamente facilitavam a adulteração de contadores para “roubo de energia”, sem qualquer contrato a empresa.
“Desta campanha foram já recuperados cerca de dois milhões de meticais em multas aos clientes, que se viram inibidos de consumir energia”, frisou.
Acrescentou que estas práticas estão a colocar em causa as metas traçadas para o setor, tendo em conta as “perdas” que provocam à empresa.
“Existem projetos que não foram desenvolvidos. Qualquer empresa que regista perdas se ressente financeiramente, sendo que alguns projetos são adiados, tal como está a acontecer com a EDM”, referiu, sublinhando por outro lado que a empresa vai continuar com esta campanha de sensibilização e inspeção no terreno.