Por LUSA
Fontes da comunidade de Muatide, província moçambicana de Cabo Delgado, relataram hoje que um alegado terrorista foi capturado na localidade pela Força Local, após denúncia.
De acordo com as mesmas fontes, a captura aconteceu na tarde de terça-feira, 24 de dezembro, na localidade de Muatide, a mais de 10 quilómetros da sede do distrito de Muidumbe, quando um popular o reconheceu como um dos que alegadamente participou num ataque em que morreu o seu tio.
Depois de o reconhecer, o homem foi alertar membros da Força Local, formada por paramilitares, para a presença na comunidade de um estranho, que acabou detido.
Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reivindicados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.
O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio deste ano, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de rebeldes a saquearem a vila, causando vários mortos, e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos rebeldes.