Por LUSA
Cabo Verde vai inaugurar um terminal de cruzeiros no Mindelo, ilha de São Vicente, dentro de um mês, anunciou hoje o Governo.
“A cerimónia marcará um passo significativo para o desenvolvimento económico e turístico”, anunciou hoje a empresa pública de portos do arquipélago, Enapor.
O primeiro terminal de Cabo Verde permitirá melhorar as condições de receção dos cruzeiros e começou a ser construído em 2022 por um consórcio luso-cabo-verdiano constituído pelas empresas Mota-Engil e Empreitel Figueiredo.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, tem apontado a infraestrutura como um reforço para a posição já assumida pela ilha de São Vicente “no segmento do turismo de cruzeiro”.
“Estou certo de que a (vizinha) ilha de Santo Antão também sairá a ganhar com este investimento do Governo de Cabo Verde”, referiu durante uma visita às obras do terminal, em 2024.
O setor tem crescido e na temporada 2023/24 os portos de Cabo Verde receberam 220 cruzeiros e perto de 91 mil passageiros, “tendo o Porto Grande (Mindelo) recebido o maior número de escalas de cruzeiros e passageiros”, referiu a Enapor.
A obra do terminal foi adjudicada por cerca de 26 milhões de euros, cofinanciada pelo Fundo ORIO, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.
O turismo é o motor da economia cabo-verdiana e o Governo está a procurar diversificar a oferta.
Historicamente, o segmento de sol e praia concentra a maioria dos turistas (1,2 milhões de hóspedes em 2024) nos “resorts” de duas ilhas, Sal e Boa Vista.