Por LUSA
A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) vai liderar uma delegação de empresas brasileiras para participar na conferência Angola Oil & Gas (AOG) que se vai realizar em Luanda de 02 a 04 de outubro.
Segundo um comunicado da Energy Capital & Power, organizadora da conferência, o presidente da Abegás, Luíz Gavazza, participou esta semana num encontro a convite da Câmara de Comercio Angola-Brasil (CCBA) para explorar oportunidades de colaboração e avaliar áreas estratégicas de cooperação, como a expansão do setor do gás natural em Angola.
Luís Gavazza, citado no comunicado, destacou a experiência do Brasil neste setor, sublinhando que essa experiência de 150 anos do país na utilização de gás canalizado pode apoiar o desenvolvimento da indústria de gás em Angola.
Foram também discutidas questões regulatórias e fiscais que podem reforçar o investimento no mercado de gás natural e estratégias para incentivar o uso do gás em vários setores da economia como agricultura, indústria e mobilidade urbana.
A visita de trabalho inclui também encontros com a concessionária nacional de petróleo e gás (ANPG), o Instituto Regulador de Derivados de Petróleo e a embaixada do Brasil.
A colaboração com a CCBA, parceira da conferência, visa promover o investimento das empresas brasileiras em Angola, com a câmara a facilitar as trocas bilaterais de conhecimento, comércio e investimento
A CCBA foi criada a 25 agosto de 2023 pelo presidente brasileiro Lula da Silva durante a sua visita a Angola.