Por LUSA
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, felicitou a Guiné-Bissau pelo aniversário da independência e disse que os Estados Unidos esperam continuar a sua parceria com o país “para promover a paz, a prosperidade e a democracia”.
“Em nome dos Estados Unidos da América, estendo as minhas sinceras felicitações ao povo da Guiné-Bissau por ocasião do vosso 51.º aniversário do Dia da Independência”, afirmou o Secretário de Estado dos EUA, citado num comunicado de imprensa.
Para Blinken, este dia representa um marco na história da Guiné-Bissau e “é um testemunho da resiliência e determinação do povo guineense”.
Na mesma nota, Bliken acrescentou que “os Estados Unidos valorizam a sua parceria com a Guiné-Bissau” e esperam continuar a sua colaboração “para promover a paz, a prosperidade e a democracia”.
“Que este dia seja repleto de alegria e orgulho para todos os guineenses”, conclui.
A Guiné-Bissau celebra hoje, dia feriado, o 51.º aniversário da independência unilateral, proclamada a 24 de setembro de 1973, nas colinas de Boé, no leste do país, após 11 anos de luta armada contra a ocupação colonial por Portugal, país que só reconheceu o novo Estado um ano depois, após a revolução de abril de 1974.
O ministro do Ambiente da Guiné-Bissau, Viriato Cassamá, exortou os cidadãos do país a protegerem a biodiversidade, “como a melhor forma” de celebrar o 51.º aniversário da independência nacional.