Arrancou na passada 5ª feira, 14.11, a campanha para as nonas eleições autárquicas, marcadas para 1 de Dezembro. A CNE registou 127 candidaturas concorrentes de 5 partidos políticos e 5 independentes em 22 municípios. A corrida ao poder local tem como novidade este ano a entrada em funcionamento de uma unidade de verificação, esta unidade funcionará como um projeto-piloto, com o propósito de verificar, investigar e confirmar a veracidade de informações que possam ser divulgadas nas redes sociais.
Para o Presidente da República, José Maria Neves, é preciso redesenhar o poder nas ilhas, dando-lhe mais autonomia.
"Corrida para as autárquicas em Cabo Verde" é o tema do Tem a Palavra desta semana.
O dia 11 de novembro é uma data muito significativa para Angola e para todos os angolanos. Neste dia, em 1975, Angola declarou sua independência de Portugal, marcando o início de uma nova era para o país. Esse momento histórico representou não apenas a liberdade política, mas também o sonho de um povo em construir uma nação livre, justa e soberana.
A luta pela independência de Angola não foi fácil e exigiu sacrifícios e resiliência, no entanto, também trouxe novos desafios.
"Angola, 49 anos de independência" é o tema do Tem a Palavra, desta semana.
Faltam menos de 24 horas para o dia das eleições nos Estados Unidos. Kamala Harris tenta a sua sorte pelo Partido Democrata e Donald Trump pelo Partido Republicano, tenta de novo a reeleição para um segundo mandato não consecutivo, após perder nas eleições presidenciais 2020 para Biden.
Esta será a 60ª eleição presidencial quadrienal norte-americana e os eleitores irão eleger um presidente e um vice- presidente para um mandato de quatro anos. Milhões de votos são esperados no dia 5 de novembro.
"Eleições nos EUA: a visão africana" é o tema do Tem a Palavra desta semana.
O Presidente Umaro Sissoco Embaló, cujo mandato termina em fevereiro de 2025, confirmou por decreto a sua decisão de convocar legislativas antecipadas para o próximo dia 24 de Novembro. Relembramos que as primeiras eleições multipartidárias tiveram lugar em 1994. Nos últimos anos, as eleições na Guiné- Bissau foram marcadas por problemas no recenseamento e por sucessivos adiamentos das datas. "Eleições legislativas e o futuro da Guiné-Bissau" é o tema do Tem a Palavra, desta semana.
As eleições de dia 09.10 correram em clima tenso, mas calmo, apesar das múltiplas denúncias de fraude e irregularidades no processo de votação e apuramento dos resultados.
Já nesta segunda-feira o clima de tensão voltou a aparecer em várias províncias do país. Maputo amanheceu com ruas vazias, comércio fechado e forte presença policial após a convocação de greve nacional. O protesto surge após o assassinato de duas figuras da oposição e também contra os resultados das últimas eleições gerais.
"Moçambique: tensão pós eleições" é o tema do Tem a Palavra desta semana.