As maiores lições de dignidade e coragem vêm das formas mais improváveis: as gémeas Irina e Silvia perderam a visão repentinamente aos 24 anos, após a morte repentina do pai, numa espécie de recusa definitiva em “ver” o mundo sem ele.
O documentário “When Colors Fell Silent” é um filme poderoso e luminoso, longe da compaixão que nos estupefacta ou limita ao presenciar tal história.
A diretora do documentário, Alina Amza, passou 8 meses com as duas irmãs e conseguiu criar a história dessas formidáveis vencedoras de uma força moral incrível.
Alina Amza é documentarista com larga experiência em júris nacionais e internacionais nesta secção.
Os seus filmes receberam distinções importantes na Roménia e no exterior, nomeação no Festival Dakino, Grande Prémio de Reportagem no Clube de Imprensa da Roménia, Prémio da Secção de Televisão – Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Roménia, Prémio Europa da Associação de Televisão Regional (CIRCOM), Categoria Europa, além de 4 prémios nacionais de melhor Reportagem de Investigação.
Alina Amza também coordenou extensas equipas de produção, foi diretora e roteirista de inúmeras campanhas sociais iniciadas por Terre des Hommes, UNICEF, Jean Valjean, Ministério do Meio Ambiente.