A análise dos principais acontecimentos da semana.
Causa e Efeito
-
27 Dez, 2024
27 Dez, 20241h 27min
Reflexão e Análise Sobre os Acontecimentos Mais Relevantes de 2024, nos Países Africanos de Origem Portuguesa
No programa de hoje abrimos espaço à reflexão e análise sobre os acontecimentos mais relevantes de 2024 nos países africanos de expressão portuguesa. Os eventos, as consequências, as mudanças e desafios para Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
Convidámos o investigador Jessemuse Cacinda e os juristas Gelson Baía e Nexus Faria. -
20 Dez, 2024
20 Dez, 20241h
Esta semana estão no Causa e Efeito: Albino Pakisi, Luís Jimbo, Caifadine Manasse, Dinis Tivane, Stella Constantina, Lagchar Barreto e Osvaldo Mboco.
Até aqui, o presidente do MPLA era o candidato à Presidente da República, mas com as alterações dos estatutos, a partir de 2027, quando João Lourenço tiver de abandonar a Presidência da República, devido ao limite de mandatos, poderá continuar na liderança do partido. Analisamos o VIII Congresso Extraordinário do MPLA com o docente universitário Albino Pakisi e Luís Jimbo, diretor do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia.
Na próxima 2ª feira são finalmente conhecidos os resultados oficiais das eleições gerais de 9 de outubro em Moçambique, quase 3 meses depois do escrutínio, na data limite, e num clima de protestos e violência entre a população e as autoridades. Estão connosco Caifadine Manasse (deputado da FRELIMO) e Dinis Tivane (conselheiro do PODEMOS e do candidato presencial Venâncio Mondlane).
Em Angola, garantir a saúde obstetrícia continua a ser desafio. A maioria das interrupções voluntárias da gravidez ocorrem em locais não adequados e são realizados por pessoas não habilitadas colocando em risco a saúde e vida das mulheres. Vamos discutir estas questões com Stella Constantina, médica ginecologista e obstetra.
Lagchar Barreto é a nova bastonária da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe. É médica especialista em gastroenterologia, e a primeira mulher a assumir o cargo.
Na opinião da semana, o professor de Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, comenta a primeira visita de estado do presidente angolano, João Lourenço, à África do Sul. -
07 Dez, 2024
07 Dez, 20241h 1min
Biden e o Sonho Angolano
Em final de mandato e com muitas incertezas sobre o futuro da política externa da Casa Branca, Joe Biden cumpriu a promessa e visitou Angola. O chefe de Estado disse antever "um relacionamento sólido e duradouro" entre os dois países.
Vamos analisar esta visita histórica de um presidente norte-americano ao país, no Causa e Efeito desta noite, com Miguel Gomes, jornalista do Expansão. -
29 Nov, 2024
29 Nov, 202458min
Esta semana estão no Causa e Efeito: Egna Sidumo, Wilker Dias, Navita Ngolo, Pio Wakussanga, Augério Amado Vaz, Liberato Moniz, Pedro Aires Oliveira e Liliana Reis.
Segundo a Plataforma Eleitoral Decide, pelo menos 3 pessoas morreram e outras 5 ficaram feridas, vítimas da repressão policial, durante os protestos da última 4ª feira em Moçambique.
O Conselho Constitucional prevê que a proclamação dos resultados finais das eleições de 9 de outubro aconteça dezembro. Analisamos com Egna Sidumo, pesquisadora e representante do Grupo de Reflexão sobre Cidadania e Paz, e Wilker Dias, analista político.
Milhares de pessoas marcharam em Angola contra a fome, a pobreza, o desemprego e a violação dos direitos humanos. Durante os protestos ouviram-se críticas ao partido no poder, o MPLA, e ao Presidente João Lourenço. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, mais de 11 milhões de pessoas no país passam fome ou têm dificuldades no acesso aos alimentos. Navita Ngolo é deputada da UNITA e Pio Wakussanga, é pároco e coordenador interino da organização não-governamental Plataforma Sul.
3 juristas são-tomenses apresentaram uma denúncia ao Ministério Público contra Patrice Trovoada. Acusam o primeiro-ministro de prevaricação por ter aprovado o aumento das taxas aeroportuárias por despacho, após o decreto-lei ter sido vetado pelo Presidente da República. A análise com o jurista Augério Amado Vaz, e o analista político Liberato Moniz.
O livro "Crepúsculo do Império - Portugal e as Guerras de Descolonização" trata os últimos anos do colonialismo português e reúne textos de 37 autores. A obra é coordenada pelo major-general João Vieira Borges e pelo historiador e professor na Universidade Nova de Lisboa Pedro Aires Oliveira.
Na opinião desta semana, Liliana Reis, deputada parlamentar portuguesa e professora universitária, analisa as relações entre a União Europeia e África, perante a eleição de Donald Trump e a crescente presença da China e da Rússia no continente africano. -
22 Nov, 2024
22 Nov, 20241h
G20 ou o Triunfo de Lula
Esta semana, estão no Causa e Efeito: Luís Nassif, Maria Lima, David VanVik, José Gama, João Gomes Cravinho, Amália de Melo Lopes, Jonuel Gonçalves e José Francisco Pavia.
A taxação dos super-ricos, o combate à desinformação ou a igualdade de género não são temas consensuais no G20. Na cimeira anual, que se realizou no Rio de Janeiro, Lula da Silva fez o multilateralismo funcionar. Nesta presidência brasileira, e pela primeira vez, realizou-se também a cúpula do G20 Social, uma iniciativa que teve como foco as questões sociais, de inclusão e desenvolvimento sustentável. A análise com o jornalista Luís Nassif, e a embaixadora do G20 Social e administradora executiva da Caixa Social de Catoca, Maria Lima.
Centenas de mineiros clandestinos continuam presos numa mina desativada, na província de North West, na África do Sul, perante um bloqueio das autoridades sul-africanas, que dura há já várias semanas. As autoridades chegaram mesmo a cortar a entrada de comida e água, para forçar os trabalhadores a sair. David Van Wik é investigador principal da Bench Marks Foundation, e José Gama é jornalista e analista.
Entrevistámos João Gomes Cravinho, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros português, é o novo representante especial da União Europeia para a região do Sahel, um dos locais mais afetados por conflitos do mundo.
O PASTEF, o partido no poder no Senegal, venceu as eleições legislativas antecipadas do último domingo, com 79% dos votos, segundo os resultados provisórios. O presidente Bassirou Faye consegue assim a maioria absoluta que queria no parlamento para implementar as ambiciosas reformas que o governo prometeu. A análise com Jonuel Gonçalves, investigador do Instituto Universitário de Lisboa.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, reiterou este mês, que espera a oficialização do crioulo nos 50 anos da independência do arquipélago, data que se assinalam já no próximo ano. Amália de Melo Lopes é presidente da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana.
Na opinião da semana, José Francisco Pavia, professor de Relações Internacionais da Universidade Lusíada, comenta o impacto da insegurança em Cabo Delgado na credibilidade do estado moçambicano e no investimento económico na província do norte do país.