Por LUSA
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, felicitou hoje o Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e os são-tomenses pelos 49 anos de independência.
“Celebrando a coragem, a resistência e a determinação dos santomenses que alcançaram a liberdade e a soberania, estimamos que esta data continue a inspirar a união e a esperança, honrando todos os que lutaram por esta conquista no passado e todos (os) que continuam a contribuir para o desenvolvimento sustentável e progresso do país no presente”, indicou o secretário executivo da CPLP na mensagem enviada a Carlos Vila Nova.
São Tomé e Príncipe tem atualmente a presidência da CPLP.
“Realçando o empenho para construir uma nação próspera e justa, enfrentando desafios e celebrando conquistas, estimo que o mesmo dinamismo de São Tomé e Príncipe no exercício da Presidência da CPLP vai, indubitavelmente, reforçar o crescimento efetivo da comunidade e o estreitamento dos laços em todos os domínios entre os Estados-Membros”, disse.
A independência do país, uma antiga colónia portuguesa, foi oficializada em 12 de julho de 1975, com o poder a passar para o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP).
A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados-Membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.