Por LUSA
O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) espera do Conselho de Ministros de hoje avanços na certificação cruzada de cursos superiores, num programa de intercâmbio de estudantes e mecanismos facilitadores da circulação de docentes.
“A CPLP está profundamente apostada na mobilidade. Em 2021, na Cimeira de Luanda, assinámos o Acordo sobre a Mobilidade e estamos agora empenhados em debater as suas várias dimensões”, disse Zacarias da Costa no discurso de abertura da reunião de chefes da diplomacia, em São Tomé, país que escolheu como lema da sua presidência rotativa “A Juventude e Sustentabilidade”.
“Promover a mobilidade significa promover oportunidades. Oportunidade de formação e de capacitação; de pesquisa e de conhecimento científico; de negócio e empreendedorismo; de inovação e acesso a tecnologia; de parceria e de criação de redes; de criatividade; de diversidade e enriquecimento cultural. Tudo isto através dessa ponte tão grande que nos conecta a todos, a Língua Portuguesa”, salientou.
Esta é a razão, afirmou, para o empenho em debater neste Conselho de Ministros a importância da mobilidade académica dos jovens e o papel que estes podem desempenhar na promoção do crescimento económico e no desenvolvimento sustentável.
“Queremos corresponder ao desafio lançado por Portugal e promover a concertação entre os nossos Estados em matéria de certificação cruzada de cursos superiores e lançar as bases de um futuro programa da CPLP voltado para o intercâmbio de estudantes, incluindo mecanismos facilitadores da circulação de docentes”, disse Zacarias da Costa.
Aprofundar a cooperação em torno do Repositório Científico da CPLP, portal de acesso aberto, que congrega mais de dois milhões de artigos científicos, provenientes de repositórios do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, tendo Angola aderido, em junho passado, é outro dos propósitos do Conselho de hoje.
O secretário-executivo da comunidade adiantou que será assinada a Carta da CPLP de Direitos e Princípios em Ambientes Digitais, que contribuirá para acelerar a transformação digital.
Fez ainda referência à presença, para “neles promover o sentimento de pertença” à comunidade, dos três jovens vencedores do concurso de escrita criativa, precisamente sobre o tema “Juventude e Sustentabilidade para o Futuro da CPLP”, a quem será entregue o prémio numa cerimónia a realizar no decurso desta reunião.
Zacarias da Costa lembrou o aniversário da fundação da CPLP, que celebrou 28 anos esta quarta-feira, e disse que a comunidade está de parabéns e que esta reunião dará mais contributos para abrir oportunidades de futuro aos jovens e para uma resposta multilateral aos desafios globais.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP estão hoje reunidos em São Tomé num encontro em que vão também definir a data e o local da próxima cimeira da organização.
Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.