Por LUSA
O governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe anunciou hoje que o sistema para liquidação de pagamentos em tempo real está já em testes e deverá entrar em funcionamento ainda em 2024.
Américo d’Oliveira dos Ramos disse que o novo sistema será muito importante para o desenvolvimento da economia da nação insular, onde “mais de 70% da população efetua pagamentos através do telemóvel”.
O novo sistema, conhecido pela sigla inglesa ‘Real-Time Gross Settlement (RTGS)’, irá permitir a transferência praticamente imediata de grandes montantes de dinheiro entre os bancos de São Tomé e Príncipe.
Américo d’Oliveira dos Ramos falava durante a segunda Conferência dos Governadores dos Bancos Centrais e dos Quadros da Área Financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a decorrer na região semiautónoma de Macau.
A edição inaugural da Conferência dos Governadores dos Bancos Centrais e dos Quadros da Área Financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa aconteceu também em Macau, em maio de 2019, antes do início da pandemia.