O novo Executivo, liderado pelo economista ex-ministro das Finanças Américo Ramos, é composto por 10 ministros, seis homens e quatro mulheres.
Quatro ministro pertenceram o anterior Governo chefiado por Patrice Trovoada, do partido Ação independente e Democrática, demitido na semana passada.
A antiga ministra da Justiça, Ilza Amado Vaz foi nomeada ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Gareth Guadalupe, passa à ministro de Estado da Economia e Finanças. Nilda Borges da Mata, continua como ministra do Ambiente e passa a acumular as pastas da Juventude e Turismo Sustentável e Isabel de Abreu mantém-se como ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior.
Foram também nomeados Vera Cravid para ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, Horácio da Trindade de Sousa, ministro da Defesa e Ordem Interna, Nelson Cardoso, ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais, Nilton Garrido de Sousa Pontes, ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, e Joucerll Tiny dos Ramos, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.