O Gabinete de Desenvolvimento do Compacto II, com financiamento norte-americano, prevê lançar em 2024 o concurso para a construção de uma nova ponte sobre o rio Licungo, na província central da Zambézia, e ainda uma estrada circular.
O projeto prevê a construção de uma nova ponte de 1.800 metros de comprimento e 16 quilómetros de uma nova estrada de acesso para ligar a ponte à Estrada Nacional Número 1, num orçamento de cerca de 451 milhões de euros desembolsados pela agência norte-americana Millennium Challenge Corporation.
A aposta é melhorar as redes de transporte em áreas rurais, estimular a agricultura comercial através de reformas políticas e fiscais e melhorar os meios de subsistência costeiros pelas iniciativas de resiliência climática.
Para a construção de estradas rurais estão previstos cerca de 78 milhões de euros e para a manutenção de vias cerca de 10,3 milhões de euros.
Para a componente de Reformas e Investimento em Projetos de Agricultura estão alocados cerca de 27 milhões de euros.
A terceira componente estrutural de cerca de 90 milhões de euros visa estimular projetos de Subsistência Costeira e Resiliência Climática, na Zambézia.