Por LUSA
Um homem de 24 anos foi apanhado em flagrante a passar-se por médico no serviço de urgências do Hospital Central de Maputo (HCM), o maior de Moçambique, depois de ter feito o mesmo noutras unidades, foi hoje divulgado.
“A neutralização deste falso médico só foi possível graças à pronta intervenção da equipa em serviço, que tratou de comunicar de imediato as autoridades policiais locais, que o detiveram em flagrante. Foi apurado que o mesmo já fazia as suas incursões nos Hospitais da Polana Caniço e do Chamanculo”, explicou o HCM, em comunicado.
Aquando da detenção, na terça-feira, o homem “fazia-se acompanhar por uma das suas vítimas”, a quem teria prometido uma consulta de urologia.
“As caraterísticas do uniforme que trajava na altura, bem como as suas movimentações e deficiente articulação com a equipa de saúde escalada no local, levantou suspeitas por parte dos profissionais de saúde que trataram de averiguar de imediato, a sua real identidade”, acrescentou o HCM.
Quando neutralizado, o falso médico encontrava-se uniformizado e tinha na sua posse um estetoscópio, “instrumento utilizado por diversos profissionais de saúde, carimbo e livro de receitas”.
“O jovem de 24 anos de idade, já a contas com as autoridades e que afirma possuir a décima classe, será responsabilizado pelos seus atos, não se sabendo quantas vítimas já fez”, afirmou o hospital.