Por LUSA
Moçambique regista lentidão no acesso à internet desde domingo devido à interrupção do cabo submarino entre África do Sul e Maputo, anunciaram as operadoras de comunicações moçambicanas.
“Devido a uma interrupção no cabo submarino entre a estação de Mtunzini, na África do Sul, e Maputo, os nossos serviços de internet podem ser afetados”, refere a operadora de telefonia Movitel, numa nota a que a Lusa teve hoje acesso.
A operadora Vodacom refere que equipas técnicas internacionais já estão a trabalhar para “ultrapassar a dificuldade na qualidade de fornecimento dos serviços de dados”.
“Pelos transtornos que esta situação possa causar, a Tmcel apresenta as suas sinceras desculpas”, lê-se numa nota da operadora estatal Moçambique Telecom (Tmcel).
Na área das telecomunicações móveis, operam em Moçambique a Vodacom, a Movitel e a estatal Tmcel, que tem em curso um plano de expansão e modernização da sua rede.
Também a TV Cabo Moçambique publicou uma mensagem dando conta dos mesmos problemas: “As equipas técnicas continuam a trabalhar com os nossos parceiros internacionais, no sentido de minimizar os constrangimentos na qualidade de fornecimento de dados”.