Por LUSA
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) de Moçambique anunciou hoje a apreensão de um camião com 84 troncos de pau preto, madeira abatida e transportada ilegalmente do Parque Nacional das Quirimbas, província de Cabo Delgado, tendo detido três suspeitos.
“O motorista não mostrou um documento que comprovasse a legalidade do camião e a licença de exploração florestal estava fora de validade de prazo”, disse hoje, na cidade de Pemba, Noémia João, porta-voz do Sernic em Cabo Delgado, acrescentando que a operação aconteceu em 25 de novembro, no distrito de Quissanga.
Na sequência, três pessoas foram detidas, indiciadas de prática do crime de exploração ilegal de espécies da fauna e flora, numa zona de conservação.
“Esta mercadoria pertencia a um cidadão chinês, assim como o camião”, acrescentou a porta-voz daquela força policial.
A madeira foi apreendida na estrada Nacional 380 (N380), no troço Macomia-Sunate, uma das poucas asfaltadas da região, e tinha como destino a cidade de Montepuez, sul de Cabo Delgado.
Segundo o Sernic, trata-se do primeiro caso de apreensão de madeira ilegalmente abatida e transportada registada este ano em Cabo Delgado.
Os crimes florestais, sobretudo o abate e transporte ilegal de madeira, são recorrentes na província de Cabo Delgado. Um dos casos de maior dimensão verificou-se em 2021, quando um navio de carga tentava transportar 150 contentores de madeira com destino à China.