Organizações ambientalistas internacionais apresentaram, esta terça-feira, de um processo cível num tribunal de Washington. A iniciativa visa travar o financiamento de cerca de quatro mil milhões de euros ao projeto Mozambique LNG, de exploração de gás em Cabo Delgado, operado pela multinacional francesa TotalEnergies.
O processo é liderado pela Friends of the Earth U.S. e pela Justiça Ambiental/Friends of the Earth Moçambique, representadas pela organização EarthRights International, com sede nos Estados Unidos da América.
As ONG alegam que a aprovação do financiamento pelo Banco de Exportação e Importação dos EUA foi ilegal e que o projeto deslocou milhares de pessoas locais, tendo ocorrido alegadas violações dos direitos humanos, e que poderá causar uma destruição ambiental significativa.
Se o tribunal norte-americano conceder provimento ao processo legal e suspender o desembolso do financiamento, a retomada do projeto da TotalEnergies em Cabo Delgado, prevista para o terceiro trimestre de 2025, poderá ser atrasada.