Por LUSA
Os ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje, em Cascais, com a cooperação para ajudar à organização dos Jogos Desportivos da CPLP 2025, em Timor-Leste, num dos pontos na agenda.
A análise de propostas de candidaturas dos Estados-Membros para acolherem iniciativas previstas no Plano de Ação para o Desporto (2023-2026), bem como um protocolo de cooperação para ajuda à organização dos Jogos Desportivos da CPLP 2025, em Timor-Leste, constam da agenda, a que a Lusa teve acesso.
A sessão de abertura do encontro, do qual deverão sair propostas para o Plano de Ação para o Desporto (2023-2026), terá intervenções do ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Pedro Duarte, da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, do presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, o ministro da Juventude e dos Desportos de Angola, Rui Falcão Pinto de Andrade, e do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, além do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
A reunião, no Palácio da Cidadela, é organizada este ano por Portugal, contando com o acolhimento do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), refere a CPLP numa nota publicada no seu site oficial.
Os trabalhos técnicos de preparação do encontro começaram no dia 12 de novembro, com a realização da reunião da Comissão da Juventude.
Na quarta-feira decorreu a reunião da Comissão do Desporto e o encontro dos Diretores-Gerais da Juventude e do Desporto.
À margem desta reunião de ministros da CPLP, está patente na Casa das Histórias Paula Rego, também em Cascais e até sábado, a Bienal dos Jovens Criadores da CPLP, sob o tema “Uma questão de Língua”, organizada pelo IPDJ, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
Esta edição inclui uma mostra de trabalhos dos jovens criadores, residências artísticas, oficinas de formação, conversas e uma visita guiada pelo centro histórico de Cascais, “animada por diferentes manifestações artísticas e pelos mentores convidados”, adianta a CPLP em comunicado.
Adotada pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em Portugal, em 1996, a Bienal de Jovens Criadores que se realiza de dois em dois anos num dos países membros da comunidade.
Paralelamente à reunião dos ministros da Juventude e Deporto decorre também o II Parlamento Juvenil da CPLP, que começou os trabalhos na quarta-feira na Assembleia da República, em Lisboa.
O I Parlamento Juvenil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou-se em São Tomé e Príncipe, sob o lema “A Violência no Namoro”, inserida no Plano de Atividades de “2019 – Ano da CPLP para a Juventude”.
O evento teve como objetivo criar uma plataforma para facilitar a união entre os jovens da CPLP, consciencializá-los sobre os seus direitos e deveres garantidos pela carta da Juventude, promover o debate democrático, estimular a cooperação e a transmissão de conhecimento e persuadir os Estados-membros a colocar em prática internamente as resoluções aprovadas no parlamento, referiu então a organização.
O II Parlamento Juvenil apresentará as suas conclusões aos ministros da Juventude e Desporto da CPLP na sexta-feira, dia 15.