O Presidente da República chamou de “atrevido” ao secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, por ter comentado a situação política guineense.
Zacarias da Costa pronunciou-se por duas vezes sobre o país que vai assumir a presidência da CPLP em 2025 e afirmou que a organização segue os desenvolvimentos com alguma preocupação.
Através da Agência Lusa, Umaro Sissoco Embaló afirma que o secretário executivo da CPLP é “atrevido” e não tem competência para proferir tais declarações, tendo, por isso, ido para “além das suas prerrogativas”.
O chefe de Estado guineense disse ainda que Zacarias da Costa não tem a noção das declarações que proferiu e que tem de se preocupar com a situação de Timor-Leste, numa alusão ao facto de se tratar de um cidadão timorense.
Sissoco Embaló considera que o secretário executivo da CPLP “está a agir a mando de uma mão oculta”, sem adiantar mais pormenores. Espera que tenha sido a última vez que o diplomata se referiu à Guiné-Bissau e garante que “da próxima vez, haverá consequências diretas”.