Por LUSA/RTP
O Presidente cabo-verdiano lamentou o atentado contra o ex-chefe de Estado norte-americano e candidato republicano nas próximas eleições presidenciais, Donald Trump.
José Maria Neves recebeu “com imenso desgosto a notícia sobre a tentativa de assassinato” de Trump, que classificou como “um facto altamente deplorável, não apenas para os Estados Unidos, mas para toda a comunidade de nações apostadas na democracia e num estado de direito democrático”.
A mensagem foi publicada na Internet a partir de São Tomé e Príncipe, onde o chefe de Estado se encontra de visita desde a última semana.
O Presidente cabo-verdiano condenou as tentativas de subversão da democracia, sobretudo “em ambiente eleitoral”, bem como “todo e qualquer ato de violência na política”.
Na mesma mensagem, deixa ainda votos de recuperação a Trump e endereça ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a toda a “nação americana”, a “firme solidariedade de Cabo Verde neste momento de mais uma provação à grande democracia americana”.
Donald Trump foi atingido a tiro numa orelha durante um comício na cidade de Butler (Pensilvânia, EUA), no sábado à noite.
Duas pessoas morreram, incluindo o alegado agressor, que foi abatido pelos serviços de segurança, e outras duas ficaram feridas.
O FBI identificou o atirador como Thomas Mathiew Crooks, de 20 anos.