Por LUSA
O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde cresceu 7% em 2021, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas contas definitivas, consultadas hoje pela Lusa, que mostram uma evolução acima da última estimativa.
Num boletim publicado há três meses, o INE tinha revisto a taxa anual de variação do PIB, devido à publicação dos resultados definitivos das Contas Anuais de 2020.
Naquela altura, o INE estimou que o PIB teria subido 5,6% em 2021.
Agora, com a publicação das Contas Nacionais Anuais Definitivas, o valor ficou fixado num aumento de 7% face ao ano anterior.
A evolução é explicada pelos crescimentos no consumo, importações e pela atividade nos setores de comércio, transportes, educação, saúde e ação social.
Quanto aos dados dos anos seguintes, o INE estima que em 2022 a economia terá crescido 17,1% – um crescimento muito acima do normal, associado à reativação da economia após a travagem a fundo provocada pela pandemia de covid-19.
Sobre 2023, os dados provisórios do Instituto apontam para um ritmo médio de crescimento de 4,8% nos três primeiros trimestres do ano, estando ainda por divulgar os números do quarto trimestre.