Por LUSA
O movimento de passageiros nos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde aumentou 10% no terceiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2022, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.
O número de passageiros fixou-se em 681 mil entre julho e setembro, segundo o boletim de estatísticas de transportes, que detalha ainda um aumento de 4,1% na circulação de aviões (para 7.483) e acréscimos de 1,2% de carga manuseada (totalizando 208.782 toneladas) e 5,2% de correio (88 toneladas).
Nos portos nacionais, o número de navios e passageiros teve variações inferiores a 1%, mas o movimento de mercadorias cresceu 11,8%, para 689 mil toneladas.
O movimento de navios fixou-se em 1.990 e o total de passageiros foi de 434.832.
No mesmo período, registou-se ainda um aumento de 3,3% no número de passageiros transportados em autocarro, rondando os cinco milhões.
Os dados fazem parte das recolhas mensais do INE, através de inquéritos à Agência de Aviação Civil (AAC), à Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR), à Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e às empresas concessionárias do subsetor de transporte coletivo urbano.