Por LUSA
Cabo Verde promove hoje e sexta-feira na principal ilha turística, Sal, uma conferência internacional em que vai formalizar a criação da Aliança Política da Diáspora Global (GDPA, sigla inglesa), anunciou o Governo.
“A conferência Agenda para o Envolvimento Global da Diáspora vai partilhar lições e boas práticas de Cabo Verde e de outros intervenientes no envolvimento da diáspora, em diversos setores, além de formalizar a criação da GDPA, que será oficialmente lançada durante a área ministerial do evento”, referiu em comunicado.
As nove ilhas têm 500 mil habitantes, mas há o triplo de cabo-verdianos a viver no exterior, responsáveis por grandes ligações culturais e, a nível económico, pelo envio de remessas fulcrais para o arquipélago e famílias residentes.
A conferência arranca com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apresenta-se como “uma oportunidade para facilitar a participação ativa e a colaboração entre vários governos, organizações da diáspora, setor privado, universidades e jovens”.
A nova Aliança Política da Diáspora Global será “um mecanismo fundamental para a elaboração futuras iniciativas”, acrescentou.
O evento é organizado pelo Governo de Cabo Verde em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).