Por LUSA/RTP
A companhia aérea Bestfly, concessionária dos voos interilhas em Cabo Verde, que suspendeu as viagens, anunciou em comunicado que pretende voltar a ligar as ilhas brevemente.
A companhia referiu que está a ser mobilizada “uma aeronave para Cabo Verde”, enquanto os seus aviões estão em manutenção, acrescentando que “a operação da TICV (Transportes Interilhas de Cabo Verde, designação oficial) será regularizada com brevidade”, sem indicar datas.
O avião é oriundo da África do Sul e terá capacidade para 50 passageiros.
A suspensão dos voos da concessionária do serviço interilhas surge após vários meses de constrangimentos, com cancelamentos e atrasos, por falta de aviões.
No final de fevereiro, face aos problemas e às queixas da população, a companhia estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), dedicada aos voos internacionais, alugou aviões à Air Senegal e começou a operar entre as ilhas.
O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, reconheceu, na altura, os “solavancos” que têm acontecido nos transportes (aéreos) interilhas, o que justificou com a “crescente” procura turística, mas também com a “fraca capacidade” da Bestfly.
“Notamos que há esse desencontro entre a oferta e a procura, por isso, o Governo já deu luz verde a uma proposta de reforço da oferta dos voos interilhas apresentada pela TACV, para permitir uma maior disponibilidade para todas as ilhas e facilitar a conectividade”, sustentou o governante.