O Banco de Moçambique sancionou, de outubro de 2022 a dezembro de 2023, cinco instituições de crédito e doze membros do órgão de administração do Banco Comercial e de Investimento por violação de normas prudenciais, cambiais e de proteção do consumidor de produtos e serviços financeiros.
Entre as cinco instituições bancárias o destaque vai para o BCI multado em cerca de 1,9 milhões de euros, por exoneração indevida de um cliente institucional das suas responsabilidades.
O First National Bank Moçambique foi multado em cerca de 407 mil euros, por publicação de tabelas de câmbio apenas quando as taxas internas variavam. Incumprimento do dever de informação, de verificação, de registo e de conservação de documento.
Quanto aos 12 gestores do BCI, o destaque vai para dois sancionados a pagarem um total de 83 mil euros por aprovação de forma alternativa e indireta, do cumprimento de uma obrigação de crédito de um cliente institucional e aprovação de abate infundado de parte dos juros gerados numa relação creditícia.