Por LUSA
O comissário da polícia nacional de Angola, Arnaldo Manuel Carlos, iniciou uma visita à África do Sul para reforçar a cooperação no combate ao crime organizado e transnacional, anunciou hoje a Polícia sul-africana.
“O objetivo da visita de trabalho é para que a força policial de Angola possa avaliar, obter e partilhar conhecimentos sobre como a Polícia da África do Sul (SAPS, na sigla em inglês) previne e combate as tendências do crime transnacional, organizado e emergente”, explicou, em comunicado, a porta-voz Athlenda Mathe.
A porta-voz nacional da polícia sul-africana adiantou que as duas forças de segurança mantêm desde 2017 uma parceria para “prevenir e combater crimes transfronteiriços, incluindo o narcotráfico, o tráfico de seres humanos e o roubo de minerais”.
Nesta visita de sete dias à África do Sul, integram a delegação angolana oficiais superiores e responsáveis do serviço de investigação criminal de Angola, da unidade de investigação Natcortics, da unidade de investigação ambiental e de recursos naturais, e o chefe da INTERPOL angolana, segundo a nota da polícia sul-africana a que a Lusa teve acesso.
A delegação angolana também irá participar na atual estratégia de combate ao crime na África do Sul, denominada “Operação Shanela”, que deteve até à data mais de 350.000 suspeitos de vários crimes, incluindo homicídio e violação.
A visita culminará com um encontro na próxima semana, em Gauteng, onde se situa Joanesburgo, a capital económica, e Pretória, a capital do país, entre o ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, e o ministro do Interior de Angola, Eugénio Cesar Laborinho, adiantou a porta-voz da polícia sul-africana Athlenda Mathe.