O Presidente angolano João Lourenço anunciou esta segunda-feira novos ajustes nos preços dos combustíveis acompanhados de medidas de mitigação do impacto social.
João Lourenço, que falava durante o seu discurso sobre o Estado da Nação, considerou que as medidas de mitigação do impacto social anunciadas visam aproximar o seu preço real ao cobrado aos consumidores.
Admitiu igualmente que os combustíveis consumidos no país ainda são, maioritariamente, importados e subvencionados, chegando aos consumidores muito abaixo em relação ao preço real de compra, pelo que os ajustes terão de continuar em busca de maior justiça social.
O Chefe de Estado angolano voltou a falar da necessidade de um um sector empresarial privado cada vez mais forte, pelo que o seu Governo continua a trabalhar na melhoria do ambiente de negócios.
Sobre a redução da taxa de IVA de 14 para 7%, garantiu que será ponderada uma redução maior do que a proposta recentemente apresentada, desde que tal não comprometa as contas públicas.