Por LUSA
O Comité Central do MPLA, partido do poder em Angola, solidarizou-se com o povo palestiniano, exortando à implementação das resoluções da Nações Unidas e manifestou preocupação com os acontecimentos na Guiné-Bissau apelando ao diálogo entre as partes.
Os dois pontos constam do comunicado final da V sessão ordinária do Comité Central (CC) do MPLA que decorreu segunda-feira e hoje, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.
Além destes acontecimentos internacionais, o CC manifestou solidariedade às populações afetadas pelas chuvas e apelou aos órgãos competentes do Estado e à sociedade em geral, que reforcem as medidas de proteção das famílias.
O órgão partidário saudou também a intensa ação diplomática do Presidente da República, João Lourenço, para atrair investimentos e em prol da manutenção da paz e da estabilidade, no continente africano e no mundo, exortando os militantes a cerrarem fileiras em torno do também Presidente do MPLA, que discursou na sessão de abertura.
Sobre as mensagens de João Lourenço, o CC afirma ter adotado “o discurso do Camarada Presidente como documento orientador e de consulta permanente para os militantes do MPLA e das suas organizações sociais”.
O Comité Central recomendou ao Executivo que continue a desenvolver ações para definição de novas modalidades de financiamento para construir estradas, capacitação do capital humano, melhoria das políticas de apoio ao setor privado e priorizar projetos que impactem diretamente na vida das populações.