POR LUSA
A capital angolana vai receber, entre 19 e 21 de fevereiro, mais de 400 parlamentares para participarem nas primeiras Assembleias Constitutivas da Assembleia Parlamentar Paritária da Organização de Estados da África, Caraíbas e Pacífico e União Europeia (OEACP-UE).
Empoderamento das mulheres e dos jovens, e maior aproximação e parcerias entre estes Estados, à luz do novo Acordo de Samoa, são os principais objetivos do encontro, segundo um comunicado da Assembleia Nacional de Angola.
O acordo, que se aplica a mais de dois mil milhões de pessoas, visa reforçar a capacidade da UE e dos países ACP para responderem em conjunto aos desafios mundiais. O acordo estabelece princípios comuns e abrange temas como o desenvolvimento e o crescimento sustentáveis, os direitos humanos, a paz e a segurança
Em antecipação às reuniões, que têm como lema “Um Novo Amanhecer nas Relações OEACP-UE: Rumo a Uma Parceria Liderada pelos Povos”, decorre no domingo a 64.ª sessão da Assembleia Parlamentar da OEACP.
A sessão solene de abertura terá lugar na quarta-feira, 21 de fevereiro, na Assembleia Nacional de Luanda, Angola, e será presidida pelo eurodeputado português Carlos Zorrinho e pela deputada moçambicana Ana Rita Sithole, co-presidentes da Assembleia Paritária.
Antes, na segunda-feira, a delegação europeia vai visitar um projeto sobre educação, ensino e formação técnico-profissional na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Vão decorrer nos três dias reuniões das quatro assembleias: Rumo a uma parceria liderada pelos cidadãos: perspetivas da Assembleia Parlamentar Pacífico-UE; Rumo a uma parceria liderada pelos cidadãos: perspetivas da Assembleia Parlamentar Caraíbas-UE; Rumo a uma parceria liderada pelos cidadãos: perspetivas da Assembleia Parlamentar África-UE; e Novo ímpeto para as relações OEACP-UE: Rumo a uma parceria orientada para os cidadãos.