Por LUSA/RTP
O litro de gasóleo em Angola passa a partir de hoje a custar 300 kwanzas (30 cêntimos), um aumento de 50%, segundo os novos preços do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP).
A subida do preço do gasóleo, que passa a custar o mesmo que a gasolina, enquadra-se no ajuste gradual e flexível dos preços de venda ao público dos produtos derivados do petróleo para os níveis de mercado.
No comunicado do IRDP refere-se que, além do preço da gasolina, mantêm-se inalterados o da venda de petróleo iluminante e o gás de petróleo liquefeito.
Este novo aumento surge depois do último ajuste efetuado em 2024, quando o preço passou de 65 kwanzas (0,06 cêntimos de euros) para 200 kwanzas o litro.
Os combustíveis em Angola são subvencionados pelo Estado, que tomou a decisão política de gradualmente ir retirando esta subvenção, seguindo as recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que ocorre desde 2023.
Quando a reforma da subsidiação dos combustíveis, repetidamente defendida pelo FMI, foi lançada, Angola, que se vê a braços com o contrabando de combustível devido aos baixos preços, era o quarto país do mundo onde era mais barato encher um depósito de combustível.