Por LUSA
O Governo japonês anunciou o fim do projeto de desminagem no município do Luena, província angolana do Moxico, que financiou com 600 mil dólares (552 mil euros), ficando limpa uma área de mais de 273 mil metros quadrados.
De acordo com uma nota da Embaixada do Japão em Angola, o projeto financiado em março de 2022 e implementado pela organização Mines Advisory Group (MAG) encerra quinta-feira, tendo ficado livre de minas uma área de 273.524 metros quadrados.
Com o projeto, foram removidos 3.996 artefactos, incluído 85 minas explosivas, para “criar uma vida mais segura face ao perigo das minas para os beneficiados, habitantes residentes na área”, acrescenta.
Os parceiros deste projeto foram a Agência Nacional da Ação Contra Minas (ANAM), o governo provincial do Moxico e a administração municipal do Luena, capital do Moxico.
O Japão apoia de forma variada projetos locais em Angola, com o Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC), desde 1989, e também o de Assistência a Projetos de ONG japonesas.
Na área de desminagem, desde 1999, vários projetos comunitários de ação contra minas foram apoiados com o valor aproximado de mais de 16 milhões de dólares (14,7 milhões de euros), não reembolsáveis, através dos programas supracitados.