O acordo foi rubricado em Adis Abeba, capital da Etiópia. Contempla isenção de visto para passaporte e “Laissez- Passer”, bem como a facilitação de visto em passaportes ordinários para os funcionários da organização continental, seus dependentes, familiares e peritos da missão.
Foram signatários do acordo, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, à margem da 37ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da UA.
Nos termos do acordo em causa, o pessoal da União Africana que seja titular de um passaporte ou “Laissez-Passer” válido da organização continental tem o direito de entrar, sair e permanecer no território da República de Angola por um período não superior a 90 dias.
O acordo visa encorajar, ainda mais, o desenvolvimento das relações de cooperação existentes entre as partes e simplificar o sistema de viagens de e para Angola para o pessoal da UA e peritos de missões para os órgãos da organização.