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Imagem de Angola – Comboio com enxofre para a RDCongo descarrila na província do Moxico
Notícias 16 ago, 2024, 09:21

Angola – Comboio com enxofre para a RDCongo descarrila na província do Moxico

Por LUSA

Um comboio com um carregamento de enxofre, que tinha como destino a República Democrática do Congo, descarrilou na província angolana do Moxico, sem provocar vítimas, interrompendo a circulação naquele trajeto, noticiou a imprensa local.

Ao serviço do consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), o comboio proveniente do Porto do Lobito, província de Benguela, litoral sul de Angola, descarrilou na localidade de Cavimbi, a 127 quilómetros da cidade do Luena, província do Moxico, avançou a agência noticiosa angolana, Angop.

Uma equipa técnica do consórcio Lobito Atlantic Railway deslocou-se ao local do acidente para constatar os danos causados devido ao descarrilamento, que levou o Caminho de Ferro de Benguela a suspender a venda de bilhetes previstos para o trajeto Luena/Cuito.

Segundo uma fonte citada pela Angop, não é ainda conhecida a dimensão dos danos, designadamente quantos metros da linha ficaram danificados, o que condiciona a retoma do serviço naquele trajeto.

A concessionária do Corredor do Lobito iniciou no mês passado as operações de transporte de enxofre, a partir do Porto do Lobito até à Republica Democrática do Congo, para apoio à atividade mineira na zona de Katanga.

O consórcio LAR, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve em 2022 a concessão para a operação, gestão e manutenção do corredor ferroviário do Lobito, que percorre Angola até ao cinturão de cobre africano, e do terminal de minérios do porto do Lobito, por um período de 30 anos.

O projeto de reabilitação deste corredor logístico é apoiado pelos governos de Angola, República Democrática do Congo, Zâmbia e Parceria para o Investimento Global em Infraestruturas (PGII) do Governo dos EUA e União Europeia.

A LAR tem cerca de 700 trabalhadores divididos entre a gestão da empresa e as operações ferroviárias e portuárias, maioritariamente provenientes dos CFB – Caminhos de Ferro de Benguela e do porto do Lobito, prevendo que o seu número aumente “significativamente em função do aumento da atividade da concessionária”.

Nos próximos anos está previsto um investimento de cerca de 450 milhões de dólares, através de um financiamento da Cooperação Financeira para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (DFC), que se encontra em fase final de validação, para o incremento da modernização e da eficácia do Corredor do Lobito.

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