Por LUSA
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira, disse à agência Lusa que a instituição “já está em contacto” com “vários técnicos” para o recrutamento do futuro selecionador do país.
A decisão de se encontrar um novo selecionador saiu da reunião do Comité Executivo realizada no sábado, na qual também ficou decidido que o contrato do atual responsável, Baciro Candé, não será renovado a partir do dia 15 de março próximo.
“Sim, confirmamos que a Federação já está em contactos com vários técnicos para um deles assumir a seleção nacional a partir do dia 16 de março”, observou Carlos Teixeira.
A decisão da não prorrogação do contrato de Baciro Candé, à frente da seleção guineense de futebol desde fevereiro de 2016, foi tomada pelo Comité Executivo da FFGB “de forma unânime”, precisou Teixeira.
“Comunicámos ao ‘mister’ Candé e ao Governo, enquanto entidade que celebra o contrato com o selecionador nacional, a nossa decisão de não prolongar o vínculo contratual”, disse Carlos Teixeira.
O presidente da Federação indicou ainda à Lusa que é intenção da entidade que dirige que o próximo selecionador oriente os “djurtus” já no jogo “Data FIFA” no mês de março e terceira e quarta jornadas do apuramento para o Mundial de 2026.
Em junho, a Guiné-Bissau defronta, em Bissau, o Egito e a Etiópia, no âmbito do Grupo A da fase de apuramento para o Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.
Além do Egito e da Etiópia, fazem parte do Grupo A — da zona africana da qualificação — as seleções do Djibuti, Burkina Faso e Serra Leoa.