Por LUSA
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) abriu o primeiro período de candidaturas ao programa de apoio a congressos e seminários em universidades na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou hoje a organização.
Denominado de PARCOS, o concurso, que arrancou em 08 de janeiro, visa a promoção e a circulação de ciência em língua portuguesa e sobre o português no espaço da CPLP e nas regiões onde é também língua oficial.
A primeira fase de candidatura arrancou em janeiro, enquanto a segunda vai começar em junho próximo, e far-se-á mediante preenchimento e submissão de um formulário disponibilizado na página do ILLP na internet.
O concurso faz parte do plano de atividades para 2024 do IILP, instituição tutelada pela CPLP, dirigida há um ano pelo português João Laurentino Neves e com sede na cidade da Praia, Cabo Verde.
Aquele instituto tem por objetivos fundamentais “a promoção, a defesa, enriquecimento e difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização em fóruns internacionais”.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.