Por LUSA
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) propôs ao Presidente angolano, João Lourenço, a atribuição do nome Manuel Rui ao novo Centro Cultural na cidade de Huambo, anunciou a organização, em comunicado.
O equipamento cultural vai ser inaugurado em breve e a proposta da atribuição do nome visa reconhecer a agradecer “toda uma vida ligada à cultura nacional”, lê-se na nota enviada à agência Lusa.
Na proposta, por iniciativa do advogado angolano Fernando Oliveira, e subscrita por outras personalidades, entre elas o secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, destaca-se o papel do poeta, escritor, político, professor universitário e advogado Manuel Rui Monteiro.
Autor do hino nacional de Angola, Manuel Rui escreveu também o poema “Os Meninos do Huambo”, musicado por Rui Mingas.
“Manuel Rui tem uma vasta obra cultural e desempenhou ao longo da sua vida (agora com 82 anos) diversos cargos, motivo suficiente para que mais de 60 personalidades, naturais do distrito do Huambo, tenham manifestado e consensualizado esta consagração ao novo Centro Cultural na cidade do Huambo, ou em alternativa à Biblioteca ou Auditório do novo espaço”, salienta-se na proposta.
A proposta termina destacando que Manuel Rui “ensinou e continuará a ensinar milhares de crianças angolanas “quanto custou uma bandeira” e “quanto custou a liberdade”, versos de “Os Meninos do Huambo”, popularizada por Paulo de Carvalho.