A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir uma ajuda excecional de 80 mil euros para mitigar os efeitos da tempestade que atingiu as ilhas de São Vicente e Santo Antão, no dia 11 de agosto.
Trinta mil euros destinam-se à Cruz Vermelha e vão servir para dar uma resposta de emergência às famílias mais vulneráveis, através da aquisição de abrigos temporários, distribuição de alimentos, kits de higiene e outros bens essenciais.
Os restantes 50 mil euros vão ser disponibilizados ao Hospital Baptista de Sousa, na cidade do Mindelo, parceiro da Fundação Gulbenkian no projeto “Onco-CV”. O valor servirá para a reposição urgente de consumíveis hospitalares e para responder ao eventual aumento da procura por cuidados de saúde decorrente da situação de emergência.
As fortes chuvas e inundações provocadas pela tempestade Erin provocaram nove mortos e há ainda duas pessoas desaparecidas.
Cerca de 27.500 pessoas foram afetadas, o fornecimento de água potável na ilha de São Vicente ficou interrompido por vários dias e houve danos graves no sistema de saneamento, o que aumenta o risco de surtos de doenças infeciosas como cólera, dengue e doenças respiratórias.