Por LUSA
O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realiza de 06 a 10 deste mês visitas à Bielorrússia, Rússia e Osaka, no Japão, onde vai assistir ao dia dedicado ao país na Expo 2025, disse à Lusa fonte oficial.
De acordo com a fonte, Sissoco Embaló viaja esta noite para Minsk, capital da Bielorrússia onde vai realizar, entre terça-feira e quarta-feira uma visita oficial e na sexta-feira, 09, assiste em Moscovo às festividades do Dia da Vitória.
No sábado, Embaló estará em Osaka, no Japão, para participar nas celebrações do dia da Guiné-Bissau na Exposição Mundial sob o lema: “Projetar a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas”.
A comissária do país para a Expo, Carlota Sanca disse que a mascote da Guiné-Bissau será a máscara Kabaro, usada no Entrudo da etnia Bijagó, um dos povos que ainda preservam ritos e costumes da ancestralidade guineense
Carlota Sanca apresentou no dia 14 de abril passado os objetivos e a composição da delegação guineense que estará na Expo 2025 que decorrerá até outubro bem como o formato do pavilhão do país que terá música, produtos da tecelagem e da olaria e ainda exibirá documentários em vídeo sobre o país.
O objetivo da participação da Guiné-Bissau na Expo do Japão será atrair investimentos e turistas japoneses para visitarem o país, segundo Sanca.