Por LUSA
A Polícia Judiciária cabo-verdiana anunciou a detenção, no aeroporto da Praia, de um homem nigeriano, 48 anos, proveniente da Guiné-Bissau, com 222 gramas de cocaína dissimulada no corpo.
A detenção foi feita no domingo “após diligências efetuadas no desembarque” que levaram à apreensão da droga “com elevado grau de pureza”, indicou a PJ, em comunicado.
O suspeito de tráfico de droga vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido ouvido, em primeiro interrogatório, em tribunal.
A operação da PJ faz parte de um “plano de prevenção e combate ao tráfico de estupefacientes, com foco no tráfico feito por via aérea”.
As autoridades do arquipélago têm estado envolvidas também em operações internacionais.
Na quarta-feira, a justiça cabo-verdiana aplicou prisão preventiva a seis tripulantes brasileiros, detidos quatro dias antes no mar do arquipélago, num barco que transportava 1,6 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa.
A operação “Ventos Alísios” contou com a colaboração da Polícia Judiciária e Marinha portuguesas, da Polícia Federal brasileira e da Polícia Marítima do arquipélago, no âmbito do Maritime Analisys and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), uma plataforma de cooperação internacional para combate ao tráfico, com sede em Lisboa.