Por LUSA
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde inicia hoje uma visita oficial de cinco dias a São Tomé e Príncipe, país onde vivem 1.134 cabo-verdianos que beneficiam da Pensão da Diáspora, anunciou o Governo.
O ministro Fernando Elísio Freire vai inteirar-se das condições de vida dos beneficiários daquela prestação social que tem como objetivo garantir a proteção dos cabo-verdianos que vivem em situação de pobreza extrema nas comunidades emigradas.
O valor da pensão subiu de 20 para 40,82 euros mensais, desde 2019, e o pagamento é feito trimestralmente pelas embaixadas ou representações consulares.
A visita oficial tem também como objetivo “partilhar a experiência de Cabo Verde no setor da proteção social, nomeadamente na implementação de programas e medidas direcionadas às famílias mais vulneráveis, à infância, a pessoas com deficiência e idosos”, detalhou o executivo, em comunicado.
A eliminação da pobreza extrema em Cabo Verde até 2026 é uma das bandeiras do Governo.
Da agenda da deslocação constam ainda encontros com o Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, e com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, ambos agendados para hoje, além de outras reuniões com membros do Governo e autoridades locais, até sexta-feira.