Por LUSA
O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau reúne-se hoje com várias instituições da justiça para analisar a denúncia feita pelo ex-primeiro-ministro Nuno Nabiam de que está a aumentar a droga a circular no país, disse à Lusa fonte judicial.
A informação foi avançada à Lusa por fonte do Ministério Público guineense, segundo o qual Bacari Biai vai reunir-se com a Polícia Judiciária, Polícia de Ordem Pública, Guarda Nacional e os Serviços de Informação do Estado.
A reunião, que vai decorrer no Palácio da Justiça, em Bissau, terá como pano de fundo “uma análise exaustiva” da denúncia feita por Nuno Nabiam em como existem sinais tráfico de droga no país.
Num comício popular em Bissorã, no norte da Guiné-Bissau, no passado sábado, Nabiam, o ex-primeiro-ministro e atual Conselheiro Especial do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, exortou a comunidade internacional no sentido de apoiar as autoridades de Bissau no combate ao tráfico de droga.
“Hoje existem sinais de que a droga está a circular em abundância no país. Quando eu era primeiro-ministro trabalhei com parceiros internacionais para combater a droga no país”, disse Nabiam.
O ministro do Interior e Ordem Pública, Botche Candé, considerou as declarações de Nabiam de “muito graves” e pediu que este apresente provas, caso contrário terá de ser chamado à justiça, segundo disse.
Esta sexta-feira, o Procurador-Geral da República irá analisar com todas as instituições policiais da Guiné-Bissau “se existem ou não elementos sobre o que disse o ex-primeiro-ministro” Nuno Nabiam, referiu a fonte judicial.